Home / Educação / CAÇA AO TESOURO DO PIRATA

CAÇA AO TESOURO DO PIRATA

Esta semana, as crianças do infantil III e IV do Núcleo Infantil Rananan Pauliceia, participaram de uma divertida contação de história através da brincadeira – “CAÇA AO TESOURO DO PIRATA”.

Nesta atividade em especial, as crianças se divertiram explorando o espaço escolar a procura do Tesouro escondido pelos piratas. Decifraram um mapa, que trazia pistas em forma de charadas, anunciadas de forma gradativa pelas educadoras, os pequenos exploradores, embarcaram numa divertida brincadeira, cheia de suspense, realizadas a partir de vários portadores textuais, possibilitando a ampliação da oralidade, aguçando a curiosidade e estimulando o raciocínio lógico na resolução de problemas.

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (ME, 1997), a resolução de problemas “constitui uma situação de aprendizagem que deverá atravessar todas as áreas e domínios […] que levam a [criança] a refletir no como e porquê” (p.78), demostrando-se assim a relevância deste tema na educação Pré-Escolar. Aliada a contação de história proporciona à criança interagir com o que está ouvindo, desenvolvendo a oralidade e fazendo com que participem de situações de comunicação real, estimulando a fala, ampliando o vocabulário e auxiliando na melhoria da comunicação de forma geral.

Sobre Lar Escola Jêsue Frantz

O LAR ESCOLA JÊSUE FRANTZ, Organização Beneficente, sem fins lucrativos, nasce da necessidade da Inclusão e Transformação Social. Traz em seu nome o significado do “Lar” como política de Assistência Social e de Direitos Humanos e “Escola” como ações Educativas e Culturais com base nos valores Morais, Espirituais, Éticos e Sociais da Nação. “Jêsue Frantz” retrata os ideais do amor humanitário dos Fundadores (RAD e IBD) que desde criança pensaram e viveram as necessidades e os sonhos da população brasileira de Cidadania democrática, participativa e fraterna.

Deixe uma resposta