Home / Educação / Projeto Identidade

Projeto Identidade

A Base Nacional Comum Curricular apresenta em seu conteúdo os seis DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se), que “asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural”.

Para a criança se entender como, “sujeito histórico e de direitos” é um processo gradativo, portanto, devemos começar desde muito cedo.  Foi utilizando o direito do “Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, ” que as educadoras do Núcleo Infantil Rananan Unidade VI – Vila Conceição, nortearam as atividades da turma do Berçário.

A primeira etapa foi a apresentação do espelho para as crianças, momento de descobertas e de diferentes reações. Com a colaboração das famílias que enviaram fotos e informações, pode se construir um varal onde ficaram expostas as imagens e informações. Foi pura diversão, pois, os bebês se reconheceram e apontaram seus familiares e amigos e a cada descoberta, a cada avanço vibramos juntos!

Descobrir suas capacidades e potencialidades é uma das experiências mais incríveis que nós educadores podemos experimentar junto as crianças!

Sobre Lar Escola Jêsue Frantz

O LAR ESCOLA JÊSUE FRANTZ, Organização Beneficente, sem fins lucrativos, nasce da necessidade da Inclusão e Transformação Social. Traz em seu nome o significado do “Lar” como política de Assistência Social e de Direitos Humanos e “Escola” como ações Educativas e Culturais com base nos valores Morais, Espirituais, Éticos e Sociais da Nação. “Jêsue Frantz” retrata os ideais do amor humanitário dos Fundadores (RAD e IBD) que desde criança pensaram e viveram as necessidades e os sonhos da população brasileira de Cidadania democrática, participativa e fraterna.

Um Comentário

  1. Que bom ver meu filho nessas fotos, participando das atividades e a Pro, sempre com um sorriso no rosto, demonstra e resplandece a felicidade que meu filho também tem de ir para a escola. Parabéns.

Deixe uma resposta